Educação Aberta e Livre

Hoje descobri um projecto que, apesar de já existir há algum tempo, ainda não conhecia e me suscitou interesse – o FLOSSCom. Ainda não tive tempo para o explorar totalmente mas de certo que o vou fazer assim que estiver mais livre. Aqui fica um pouco da descrição:

O projecto de investigação FLOSSCom, financiado pela União Europeia, está a estudar as comunidades FLOSS (Free / Libre Open Source Software) como comunidades de aprendizagem. O objectivo é identificar os factores destas comunidades que podem ser transferidos para a educação convencional, por exemplo, como é que o modelo da comunidade pode ajudar a melhorar a educação.

As comunidades FLOSS podem ser consideradas como um dos melhores exemplos de educação aberta e livre, onde milhares de indivíduos, de diferentes formações e áreas geográficas, trabalham conjuntamente em projectos, desenvolvendo sistemas novos ou refinando sistemas existentes.

Transferindo para a educação isto significaria que cada cidadão seria capaz de aprender sem custos e durante toda a vida. Nas comunidades FLOSS podem-se encontrar conteúdos didácticos actualizados que são fornecidos voluntariamente pelos membros da comunidade de um modo colaborativo e incorporados numa rede de suporte ampla.

Explorar e transferir os factores de sucesso destas comunidades para a educação formal é o objectivo do projecto FLOSSCom. Este projecto conta com parceiros oriundos de 4 países europeus (Grécia, Portugal, Países Baixos e Reino Unido) e é financiado pelo programa de educação Minerva da Comissão Europeia.

(…)

Encorajamos especialmente os estudantes a terem um papel activo e a discutirem com peritos de todo o mundo. Gostaríamos que participassem e trouxessem os vossos conhecimentos, pensamentos e energia, sem restrições ou custos. O convite é dirigido a todos os estudantes, independentemente do grau de experiência que tenham com comunidades FLOSS (nulo, pouco ou muito). (…)

Ligações a explorar:
– Projecto: http://flosscom.net/
– Wiki: http://wiki.ubuntu.com/flosscom
– Sessões “Summer University” já realizadas e a realizar: https://wiki.ubuntu.com/flosscom/talks
– Projecto no Launchpad: https://launchpad.net/flosscom/

Já agora, se por acaso algum colega da antiga organização do Academic FLOSS estiver a ler isto e quiser dar um revamp à ideia ou explorar melhor as semelhanças com este projecto que entre em contacto comigo.

Advertisements

August 17, 2007. academia, educação, floss.

2 Comments

  1. Gertie replied:

    Hallo Kephas,nachdem ich auf diese sehr humorvolle Weise so viel über Deinen Namen gelernt habe, kann ich ja nur gratulieren, nämlich zum Nalstenag!!Almes GuteFabiola

  2. http://www.immobilienkreditbiz.club/ replied:

    11.55 Am: I am sorry, I didnt get you right. Are you saying you want to see a Condom ad with a saas-bahu pair bitching about it??? There's only one word for this idea- RAD! You could teach a thing or two to Alyque Padamsee, who has quite a few "bold" ads to his credit :)Sai.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback URI

%d bloggers like this: